... da totalidade das coisas e dos seres, do total das coisas e dos seres, do que é objeto de todo o discurso, da totalidade das coisas concretas ou abstratas, sem faltar nenhuma, de todos os atributos e qualidades, de todas as pessoas, de todo mundo, do que é importante, do que é essencial, do que realmente conta...


tuda.papel.eletronico@gmail.com

Em associação com Casa Pyndahýba Editora

Ano I Número 1 - Janeiro 2009

Poesia - Santiago de Novais

Sísifo, por Tiziano

O Grande Livro de Preces Brancas

Cantem os cânticos
Já não dou mais importância
De me sentir
Como um tecido
Que a agulha fura impiedosa
Danço nas mãos das costureiras irritadas
Costureiras ávidas com seus dedos rápidos.
Quem é mais?
O dedo agulhado pela agulha prateada
Ou o tecido que nem pediu pra ser bordado?
Ainda mais o bordado tatuado na pele
Se tornando mais importante
Que a própria trama do tecido?

Não quero estes enfeites, quero ser crú.
Prometo a Ossanha, não vou ao baile.
Prometo a Exú, esta dança não danço.
Não prometo nada, canto e danço como o Rei.
Assim Deus costura.

* * *

(Pior quando me põem um botão desnecessário.)
Não tenho o que coser, não tenho o que fechar, não tenho partes, sou um, devogais.